
1º FLIRCONTAS reúne literatura, cultura e memória em Rio de Contas
Compartilhar

Festival celebra 302 anos da cidade e promove atividades culturais, mesas literárias e homenagens a líderes locais.
O 1º FLIRCONTAS (Festival Literário de Rio de Contas) será realizado de 27 a 29 de novembro de 2025, em Rio de Contas, cidade conhecida como a “mãe da Chapada Diamantina”. O evento gratuito reúne literatura, cultura, memória e identidade local, em comemoração aos 302 anos de fundação do município, coincidente com o mês da consciência negra. A programação inclui mesas de conversa com autores renomados, oficinas artísticas e pedagógicas, apresentações teatrais e musicais, contação de histórias, mostras de audiovisual, lançamentos e distribuição de livros.
Temática e enfoque cultural
O festival tem como tema central “Palavra ancestral: vozes e saberes dos povos tradicionais”, propondo uma imersão nos saberes e expressões culturais de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais do Brasil. Entre os subtemas estão mudanças climáticas, educação antirracista, cultura e patrimônio do município, reforçando o diálogo entre literatura e questões sociais e ambientais.
Homenageados e atrações
A primeira edição do FLIRCONTAS presta homenagem a Maria Brandão dos Reis, Carmo Joaquim da Silva e Laurindo Regis, reconhecidos por suas atuações nas lutas sociais, quilombolas e direitos dos povos originários na Chapada Diamantina.
Entre os convidados do festival estão Ryane Leão, Jean Wyllys e o grupo Olodum. O evento ainda contará com programas paralelos, como o Flircontinhas, dedicado ao público infantil, o FlirRua, voltado às juventudes, e o FlirCine, focado em audiovisual.
Realização e parcerias
O FLIRCONTAS é promovido pela Associação Resistência Negra e Quilombola, pelo Ponto de Cultura Oásis (Pontão Tecendo Redes) e pela Prefeitura Municipal de Rio de Contas, com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon e do projeto Bahia Literária. Contou ainda com colaboração das Secretarias Estaduais de Turismo, Educação e Cultura, do IPHAN, da PNAB e do Comitê de Cultura do Ministério da Cultura.









